Trabalhos

Os gêneros textuais elaborados para compor o 1º jornal da Escola Municipal Prof. Ruy da Silveira Britto
Herciliza Maria Celso de Castro
Elaine Cristina M. Quintela
Heloisa Helena P. Queiroz
Escola Municipal Profº. Ruy da Silveira Britto

O objetivo deste trabalho é relatar algumas atividades exitosas com diversos gêneros textuais realizadas nas duas turmas do 5º ano do Ciclo II, em parceria com as aulas de informática da Escola Municipal Profº Ruy da Silveira Britto, no período de abril e maio de 2018. Essas atividades colaboraram para a primeira edição do Jornal da Escola. Primeiramente realizamos várias leituras com os gêneros, depois dividimos as turmas em seis equipes e sorteamos os gêneros em fábula, histórias em quadrinhos, piadas, poema, lenda e receita. Enfatizamos as características e as finalidades desses gêneros e em seguida incentivamos os alunos nas elaborações dos gêneros tomando como referência Koch e Elias (2009, p.54), que dizem que o contato com os gêneros possibilita aos alunos o exercício da sua "competência metagenérica, que diz respeito ao conhecimento de gêneros textuais, caracterização e função". Assim, os aprendizes puderam exercitar não só a capacidade de identificar os gêneros, mas também de escolher os mais adequados a cada situação comunicativa. Destacamos a relevância dessa prática, pois evidenciamos a participação efetiva dos alunos nos momentos das produções dos gêneros. Buscamos embasamentos teóricos em alguns autores que abordam o tema em tela, como exemplo, Marcuschi (2003), Koch e Elias (2009), dentre outros. Em suma, percebemos que essa forma de trabalhar a diversidade de gêneros textuais, desperta maior interesse e criatividade do aluno, proporcionando um excelente aprendizado.




Receita de Interdisciplinaridade - Ano II
Maralice Freire De Holanda
Escola Municipal Ida Oliveira

Introdução:
Ao trabalhar o gênero textual RECEITA, aproveitando a oportunidade de fazer uma aula mais dinâmica e vivencial com os alunos do C2 2º ano da escola Ida Oliveira, reaplicamos o trabalho “UMA RECEITA DE INTERDISCIPLINARIDADE- ANO II”, como culminância de várias aulas e diversas disciplinas. Desta vez, remodelado e melhor aplicado. 
Objetivos:
- Apresentar conteúdos interdisciplinares de forma dinâmica e vivencial. Possibilitar aos alunos a oportunidade de aplicar os conteúdos em uma atividade prática do dia-a-dia.
- Orientar os alunos sobre ações importantes da vida diária que podem levar a hábitos mais saudáveis. 
Metodologia:
Engajamento dos alunos na proposta geral de realizar a receita em sala de aula. Coleta dos ingredientes necessários para a receita. Realização das atividades disciplinares (português, matemática, ciências e geografia) a partir do manuseio das embalagens dos ingredientes. Aplicação e degustação da receita em sala de aula.
Resultados:
Realização de aula interdisciplinar e dinâmica. Grande envolvimento e participação da turma. Entendimento da aplicação dos conteúdos na vida real.



O doce sabor da leitura e escrita
Ilzilene Silva de Souza Teixeira
Escola Olga Benário

O projeto Doce sabor da leitura e escrita está sendo desenvolvido em sala de aula diariamente possibilitando aos alunos o prazer da leitura e o desenvolvimento de habilidades da escrita, além da auto-estima e criatividade, elementos fundamentais para o desenvolvimento de habilidades de leitura. 
O objetivo é despertar nos alunos a participação ativa em atividades de leitura e escrita, ou seja o prazer da leitura. Diariamente há leitura de texto por um aluno que se dispõe a ler ao ser indicado. E após ser trabalhado os gêneros textuais, o aluno pesquisa textos sobre o gênero, usa o dicionário para pesquisar significados de palavras desconhecidas. Em seguida, sob a orientação da professora a turma cria um texto coletivamente, e então posteriormente cria individualmente em grupos. Os alunos precisam usar toda a criatividade para apresentar sobre um dos gêneros no "Chocolate Literário", que é a culminância semestral, onde eles ficam responsáveis por figurino, produção, convite,etc.Neste evento são convidados os familiares para prestigiar o evento. São enfatizadas as habilidades de leituras, o desenvolvimento da oralidade, argumentação, e criatividade, enfim, percebemos que as experiências do Projeto ajudam os alunos a desenvolverem o hábito de avaliação pessoal, e posicionamento de vencedor de suas realizações.





Nós temos responsabilidade socioambiental


Sandra Helena da Silva C. do Couto
Escola Pedro Demo


Breve descrição:
A escola desenvolve o projeto “Educando com a horta escolar” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Dentre as atividades propostas pelo projeto são: semear, plantar, observar e colher. Além de se alimentar durante a merenda escolar das hortaliças colhidas na horta.
Dando continuidade ao projeto, utilizando o espaço da horta, os alunos do 4º e 5º anos, turno da manhã, têm aulas teóricas e práticas sobre os seguintes temas: água e desperdício; lixo e seus impactos ambientais; a importância do sol e do solo para a vida humana; sustentabilidade; consumo sustentável, alimentação saudável, valorização dos produtos locais entre outros.
Objetivo:
Promover a educação ambiental aos alunos a fim de despertar interesse pelos cuidados do homem em relação ao meio ambiente.
Local onde a boa prática foi aplicada:
Na horta escolar da Escola Pedro Demo
Resultados alcançados:
Cuidados com a horta (plantar, colher e degustar); valorização da alimentação saudável; Interesse por assuntos relacionados à natureza; alunos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente; incentivo às famílias ao plantio em casa.



Da lenda da mandioca à história em quadrinhos: Uma proposta de retextualização por alunos do ciclo de aprendizagem II
Luciano Pereira Nunes
Escola Francisco da Silva Nunes

Apresento uma proposta didática de retextualização baseada na produção de histórias em quadrinhos a partir de um curta metragem, a lenda da mandioca, assistido por alunos do 4° ano do ensino fundamental. Entende-se por retextualização o processo de produção de um texto novo a partir de outro existente (MASCUSCHI, 2001). 
O objetivo é reconhecer e utilizar os gêneros textuais nas mais variadas situações sociais, utilizar a linguagem verbal e não verbal e produzir textos de suas autorias. A proposta didática compreendeu oito etapas: levantamento junto aos alunos das lendas conhecidas; seleção de uma lenda a ser assistida, por eleição; apresentação da sinopse do curta metragem e depois este foi assistido pela turma; conversa oral entre os alunos sobre a narrativa da lenda, destacando personagens, enredo, tempo e espaço da história; estudo sobre a forma de apresentação do gênero textual história em quadrinhos; elaboração de histórias em quadrinhos a partir da narrativa do curta metragem; troca de histórias em quadrinhos tornando os alunos leitores e revisores dos textos dos colegas; seleção e exposição das histórias. Como resultado, observei que sair da rotina do quadro branco e livro didático, incorporando outros espaços da escola, Sala de vídeo, como ambiente de facilitador da aprendizagem, os alunos demonstraram maior interesse nas práticas de leitura e escrita, tornando a proposta didática mais atrativa, e os alunos autores dos seus próprios textos.



A inserção dos idosos nas novas tecnologias
Edy Carlos da Conceição Borges
Escola Professor João Nelson Ribeiro

Este trabalho se propõe a discutir os avanços tecnológicos da sociedade moderna, tais como: o uso dos smartphones e tablets, tendo como foco a inclusão de um público que, em grande parte, ficou excluído da chamada sociedade tecnológica, que são os idosos. O envelhecimento populacional será um desafio para o Brasil, que vai envelhecer antes de se tornar um país rico ou socialmente equilibrado, aliado a isso a tecnologia avança rapidamente, fazendo com que todos os nossos passos estejam atrelados a ela. Nesse contexto, a difusão de novas tecnologias têm exigido dos idosos um aprendizado contínuo, para que os mesmos possam interagir de forma autônoma com os aparatos tecnológicos.
Objetivamos mostrar aos nossos alunos que os idosos são capazes de aprender e usar as novas tecnologias disponíveis. Na mesma esteira, mostrar que o meio tecnológico, para o idoso, além de possibilitar condições para a autovalorização, ajuda a aumentar sua autoestima e a motivação para aprender.
Para alcançarmos nossos objetivos, trabalhamos com vídeos ligados a temáticas, onde o corpo discente pode entender melhor o tema proposto ouvindo estudiosos no assunto, assim como os atores principais, os idosos. Em seguida, para aprofundar a questão passamos a leitura de um texto, seguido de debate nas turmas.
Como resultados, verificamos que os alunos passaram a produzir charges, memes e nuvens de palavras, tendo como base tudo que foi estudado sobre o tema, mostrando que o idoso tem plenas condições de interagir com a tecnologia.



Ciranda da Arte: rodopiando entre versos, ritmos e cores
Bruno Sales de Souza
Alessandra Helena Xavier Tavares Miranda
Escola Municipal Edson Luis

O Projeto “A dança na escola” foi fruto de uma parceria entre o professor da Sala de Informática Educativa e a professora dos Ciclos I e II, na Escola Municipal Edson Luís. 
Teve como finalidade desenvolver e aprimorar as possibilidades de movimentação da criança, descobrindo espaços, formas, superando limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos.
A metodologia utilizada compreendeu introdução ao estudo da poesia, realização de oficinas, prática de danças, preparação para recital e culminância com exposição das produções.
Como resultado pedagógico do projeto foi possível perceber a melhoria no interesse dos(as) alunos(as) por ouvir, ler e escrever poemas, protagonismo dos educandos na realização das atividades, apropriação dos recursos tecnológico de produção de imagem e textos e ampliação da capacidade de realizar auto avaliação para tomada de decisões e redimensionamento de sua aprendizagem.



Construindo jogos matemáticos com materiais reutilizáveis
Elaine de Cássia Almeida Souza
Escola Alzira Pernambuco

Esse trabalho foi desenvolvido com alunos do ciclo II, 2º ano, de forma interdisciplinar, envolvendo as áreas de matemática e ciências, e teve por objetivo geral: Construir conhecimentos e estimular o aprendizado prático da matemática utilizando jogos e materiais reutilizáveis. Por sua vez, os objetivos específicos foram: criar jogos com materiais alternativos para o ensino da matemática na escola (ábaco aberto, multiplicação com argolas e garrafas etc) ; incentivar a reutilização de materiais e diminuir os problemas ambientais, dentre eles o lixo; promover a interação e a aprendizagem lúdica e significativa entre os alunos; e propor debates sobre o meio ambiente e os 3R'S. Assim, a metodologia utilizada foi: pesquisa inicial sobre os jogos na internet, realizada pela professora; organização dos alunos em equipes; escolha do jogo por equipe; coleta de material na escola e nas casas dos alunos; realização da oficina para construção dos jogos; e utilização dos jogos em sala de aula para aprender brincando. A partir dessa metodologia, os resultados alcançados foram muito satisfatórios, pois os alunos demonstraram envolvimento, colaboração, espírito de equipe e conseguiram realizar as atividades propostas, construindo seu próprio conhecimento de maneira concreta, lúdica e significativa.



Memórias e Imemórias: Radional uma história para se preservar
Marizete Pinheiro Braga
Francisca Gomes Viegas
Escola Nestor Nonato

Como reza a lenda “todo homem tem que ter um lugar para voltar” Partindo desse princípio resolvemos recontar as memórias da comunidade que se formou em torno da Radional. Nome pitoresco, e muitas vezes aterrorizante ao ser pronunciado, pois esta comunidade por ter se formado em uma área predominantemente de invasão, onde seus moradores são oriundos dos interiores e ilhas próximas, são estigmatizados por estarem em uma área periférica. Nesse sentido procuramos fundamentar nosso trabalho na perspectiva da elaboração de Maurice Halbwachs, que ressalta que a nossa memória é coletiva e atrelada a mudanças e a contextos sociais. Ou seja, nosso objetivo é justamente resignificar essa memória e a vida da periferia, acreditando que cada um possui sua história, seu valor e conhecimento e ao mesmo tempo discutindo formas que estes busquem alternativas de uma vida melhor, assim como elevar a autoestima. Nesse sentido, procuramos selecionar e trabalhar gêneros textuais nos quais cada indivíduo pudesse identificar e retratar-se. Os gêneros textuais escolhidos para serem trabalhados foram: anúncios, carta, receita, acróstico, paródia, poesia. Este projeto foi desenvolvido com os alunos das turmas de 5º ao 9º ano. 
Inicialmente apresentamos para cada turma os gêneros textuais acima citados, a devida estruturação, a seguir os alunos em grupos e/ou duplas partiam para realizações de suas produções. Com base nas discussões feitas e com os resultados obtidos através das atividades, percebemos que é possível desenvolver trabalhos que possam vir a intensificar o hábito da leitura e consequentemente a escrita.
Essas práticas cotidianamente irão proporcionar as habilidades e competências que todos nós como seres humanos temos a capacidade de nos tornamos leitores, comprovadamente desde os tempos das pinturas rupestres, ou seja, o homem sempre esteve ligado a algum tipo de leitura e escrita. Podemos observar no desenrolar das atividades, a evolução apresentada pelos nossos alunos, vale ressaltar que procuramos respeitar o tempo de cada um e por isso esse trabalho terá sua continuidade para que todos possam apresentar resultados significativos no seu processo de leitura e escrita. Como resultados, tivemos uma variedade de textos produzidos pelos alunos, contemplando gêneros diferentes: carta, paródias, acrósticos, receitas, poesias. Eles discutiram sobre esses gêneros e perceberam os propósitos de cada um deles. Nesse sentido, a oralidade foi bastante fomentada, diria aguçada, portanto observou-se melhora nos registros, compreensão dos textos, com melhor coerência e coesão. Os alunos aprenderam a importância de se manter a memória do lugar onde vivemos, no caso, a Radional, uma área de periferia e, por consequência, marginalizada. Aprenderam sobre a importância desse conhecimento para a manutenção da auto- estima de quem mora na periferia e acima de tudo valorizando suas conquistas, fortalecendo esse laço da memória como forma de preservar cada história coletiva através do respeito com o outro é o meio em que se vive e a necessidade de buscar melhores condições de vida.



Os brinquedos e brincadeiras do passado como sequência didática interdisciplinar: uma proposta de ensino

Marcelo Wilson Ferreira Pacheco
U.P. Anexo da EMEF Benvinda de França Messias (Solar do Acalanto)

Ao resgatar a memória afetiva de brinquedos e brincadeiras antigas, o presente trabalho resultou na elaboração de uma Sequência Didática Interdisciplinar envolvendo os alunos do CII 1º Ano da UP Solar do Acalanto. Nessa proposta, a temática dos “Brinquedos e Brincadeiras de Antigamente” serviu como terreno fértil onde importantes componentes pedagógicos puderam ser desenvolvidos, tais como: o Letramento, o Pensamento Lógico-matemático, o Conhecimento Histórico e Cultural, a Sustentabilidade, a Corporeidade etc. Metodologicamente, a experiência didática se inicia a partir do trabalho com o texto “A pipa do Menino Maluquinho”, de Ziraldo, em uma proposta de Letramento, e segue para a execução de quatro brincadeiras do passado, selecionadas devido o seu potencial didático, para serem trabalhadas pelo professor regente em conjunto com os demais professores de Educação Física, Artes e Sala de Leitura, em uma perspectiva interdisciplinar. Por ter sido organizada entre momentos teóricos e práticos, a Sequência Didática oportunizou aos alunos experiências pedagógicas ricas de aprendizagem dentro e fora da sala de aula, intercalando atividades de Leitura e Escrita com os jogos e brincadeiras no pátio da escola e a execução de trabalhos manuais de reaproveitamento de materiais, resultando e um notório avanço dos alunos na avaliação de competências como: Leitura, Produção de Texto e Resolução de Problemas Matemáticos.
PALAVRAS CHAVE: Interdisciplinaridade. Sequência Didática. Brinquedos e Brincadeiras.



Combate à violência escolar: reciprocidade solidária
Helber Carmo da Silva
EMEIF Comandante Klautau

O Plano de Ação foi construído como propósito de proporcionar um ambiente escolar baseado no respeito, na cidadania e, principalmente, na reciprocidade de direitos entre os alunos da Sala 01, voltando ações para combater a prática de bullying e qualquer forma de violência dentro da sala ou fora dela; despertar o respeito recíproco ao ponto de cada um ver o outro como cidadão; desenvolver atividades contínuas sobre a importância dos direitos humanos, a fim de fortalecer nos educandos a reciprocidade social. Desse modo, o planejamento foi voltado para atuações de caráter educativo no período de médio a longo prazo, se posicionando como uma alternativa educacional que supere a vigilância, ou seja, pretende desenvolver posturas sociais nos alunos da Sala 01 ao ponto dos mesmos verem o outro como cidadão digno de direitos, que devem ser respeitoso, como por exemplo, direito à integridade física e moral. Consequentemente, o educador cumprirá o seu dever social que é tentar contribuir para uma sociedade baseada nos direitos humanos, com intuito de garantir a plena cidadania dos alunos, em suma, o educador-pesquisador deve sempre encarar qualquer problemática como uma oportunidade de pesquisa e tal Plano de Ação vem com esse propósito, pois só por meio de um saber planejado que se consegue agir, observar mudanças e proporcionar novas ações.



Práticas de leitura, interpretação e escrita: feira literária como cenário da formação de leitores no ensino fundamental
Jefferson Luis da Silva Cardoso
Suellen Farias dos Santos
Olga Benário - Up Verdejante IV

Elucidamos sobre práticas de leitura, interpretação e escrita dos alunos dos ciclos de aprendizagem I e II. Como objetivo buscou-se proporcionar a comunidade escolar da Unidade Pedagógica Verdejante um contato mais próximo com o mundo dos livros, leitura, escrita e contação de histórias nas diversas formas em que a literatura infanto-juvenil de Ana Maria Machado se apresenta. Especificamente para as turmas do ciclo II, os textos escolhidos foram: “Sete papagaios e uma arara” e “Do outro lado tem segredos”. No primeiro momento os alunos puderam ouvir em leitura deleite um resumo da história de cada livro contada pelo professor. Em seguida, foi solicitado que destacassem uma passagem ou imagem do texto após uma semana de estudo, para ser trabalhado e exposto no evento final. Posteriormente, os alunos tiveram tempo e material para elaboração de sua produção: escrita, exposição de arte ou apresentação oral/teatral. Os alunos foram analisados e estimulados pelos professores regentes a produzir, tendo o ápice da feira um momento de oficinas para comunidade escolar participar e ter contato com os mais diferentes níveis de leitura, escrita e interpretação textual. As produções tomaram corpo por meio de pintura em tela; fotografias; dobraduras em papel e muito mais. Sobre os resultados, foi expressiva a participação da comunidade escolar, principalmente da família que teve a oportunidade de interação efetiva com o mundo da leitura e da escrita; aos alunos a elevação do nível e compreensão do universo literário, permitindo assim, ampliar os horizontes da prática docente na formação de leitores.



Portfólio: um instrumento de avaliação continuada dos estudantes do CII, 2° ano, na Escola Honorato Filgueiras

Nádia Cristina de Faro Meirim Corumbá
Escola Honorato Filgueiras 

O portfólio é um recurso usado por várias ciências como a engenharias, a administração e educação etc, para registrar os avanços, as conquistas, as possibilidades de inovar, criar etc. Com o objetivo de fomentar a produção de texto, dos educandos do CII, avaliar o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa , organizar as pesquisas escolares feitas pelos educandos, orientar individualmente os educandos na apropriação da norma culta da Língua Portuguesa. Fora oferecido aos educandos folhas de papéis com pautas para que os mesmos fizessem os registros diários da aprendizagem, intitulado de "memória de aula. A memória de aula, dentro do Portfólio, foi pensada como um canal de comunicação entre professora e educando. No qual é um espaço democrático para o educando criticar, avaliar, e propor ideais que diversifiquem o ensino e a aprendizagem, tais como aulas práticas, trava língua, Além de escrevem no Portfólio às pesquisas escolares. O portfólio é uma ferramenta facilitadora da avaliação processual, com caráter individual, pois através desta nos foi possível exercitar a reescrita e correção dos vários gêneros textuais trabalhados em sala de aula. E também os educandos pais e responsáveis puderam acompanhar as produções escritas e sua coerência com os padrões da norma culta da Língua Portuguesa.



Pesquisando, tabulando e apresentando dados e informações constantes em tabelas e gráficos

Elison Coutinho Ferreira
E.M.E.I. Milton Monte
Introdução:
Diante do desafio cotidiano que os educadores enfrentam para cumprir a árdua tarefa de conseguir que os aluno possam, não somente entender determinados conteúdos em sala de aula, mas que os mesmos possam compreender a aplicação prática e a importância que esses conteúdos podem assumir em uma realidade de sociedade, é preciso pensar estratégias e desenvolver atividades e tarefas que envolvam todos os elementos de uma aprendizagem significativa, tais como ensino, pesquisa e extensão, mesmo nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Esses princípios baseiam-se na adoção de uma avaliação formativa que se propõe a desafiar e fazer com que os alunos sejam os principais sujeitos de seus aprendizados. Dessa forma, apresentamos mais uma atividade de avaliação formativa em matemática.
Objetivos:
- Demonstrar, de forma prática e lúdica, a aplicação de conceitos matemáticos;
- Trabalhar conteúdo referente ao Descritor D27 de Matemática - Ler informações e dados apresentados em tabelas;
- Trabalhar conteúdo referente ao Descritor D28 de Matemática - Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas);
- Propiciar o desenvolvimento da oralidade e expressividade dos educandos;
Contribuir para o planejamento anual da escola;
- Fornecer informações relevantes a serem abordadas, junto às famílias, nos Conselhos de Ciclo.
Local: E.M.E.I.F Milton Monte
Turmas envolvidas: Ciclo II – 2º Ano (C22102 E C22302)
Metodologia:
A atividade obedeceu as seguintes etapas:
Exposição teórica e de imagens, sobre a aplicação de tabelas e gráficos, relacionando-os a diversas situações do cotidiano;
Proposição da realização de pesquisa na salas acerca da frequência diária de meninos e meninas nas turmas (manhã e tarde da Escola);
Elaboração do instrumental a ser utilizado;
Divisão em equipes para a realização da tarefa;
Comunicação à gestão e os professores do trabalho a ser realizado;
Orientação aos alunos sobre postura e apresentação pessoal e do trabalho a ser desenvolvido nas salas;
Realização da pesquisa;
Visualização das tabelas e gráficos e análise dos resultados obtidos;
Preparação das equipes para apresentação;
Apresentação dos resultados do mês de abril;
Avaliação individual e coletiva da apresentação realizada;
Continuidade da pesquisa.
Resultados:
Assimilação dos conteúdos trabalhados;
Melhoria da expressividade dos alunos;
Reconhecimento da importância do trabalho coletivo;
Constituição de instrumental de apoio ao planejamento escolar;
Aplicabilidade de conteúdos estudados, em ações práticas do cotidiano.



Lendo, escrevendo, interpretando e generalizando - Experiências no PIP
Márcia Alessandra Pereira da Silva
Escola Palmira Lins de Carvalho 

Considerando a importância da escola direcionar seu olhar para além do aluno ideal, desenvolvemos este projeto com as turmas dos Ciclos: I, II e III (CFI 3º ano, CFII 1º ano, CF III 1º e 2º anos), objetivando proporcionar maiores avanços nas aprendizagens de alunos (as) que, por motivos diversos, apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente em decorrência da aquisição tardia da leitura ou até mesmo de não estar ainda com esse processo consolidado. Para tanto, utilizamos o estudo dos gêneros textuais, diversificando a metodologia com textos de vários gêneros, interpretação oral e escrita, produção textual (tríade: escrita, avaliação e reescrita), bem como a leitura em voz alta, buscando dar sentido a essa construção de saberes. Quanto aos resultados, ainda que de forma parcial, pudemos observar uma melhora na autoestima dos alunos; maior preocupação, antes não observada, com o ritmo e fluência da leitura; aumento na rotina de Interpretação diversificada e ainda o confronto com a necessidade de criação autônoma – produção de textos, dentre outros.



Atividades educativas na Educação de Jovens e Adultos: ajudando no processo de ensino-aprendizado
Fábio da Costa Gonçalves
Escola Abel Martins

O projeto “Atividades educativas na Educação de Jovens e Adultos: Ajudando no processo de ensino-aprendizado” se deu em meio a observações referentes às dificuldades apresentadas pelos alunos em alguns conteúdos trabalhados em sala de aula, levando a organizar um processo mais dinâmico e lúdico. Trabalhar atividades educacionais através de softwares que possibilitem o pleno desenvolvimento do educando em suas dificuldades de aprendizagem. Diferenciando letras de fonema, reconhecer os encontros vocálicos, consonantais e os dígrafos, dominar as regularidades ortográficas, realizar a divisão silábica, classificação quanto ao número de sílaba, conhecer e utilizar as funções das classes de palavras durante a leitura, compreensão e produção textual, texto verbal e não verbal. Os softwares utilizados: hot potatoes, writer, flash e o xournal. Em todos os encontros, os alunos previamente já tinham estudado em sala de aula o conteúdo, e na sala de informática trabalharam com as atividades educativas selecionadas. A professora parceira no final de cada atividade fazia observações e anotações do desenvolvimento de cada atividade realizada pelos alunos. Os resultados até então foram positivos, os alunos sentiam-se mais à vontade para produzir e interpretar textos de diferentes gêneros, e com a possibilidade de pesquisas na internet, as dúvidas eram respondidas de forma mais dinâmica, tornando o ambiente escolar mais atrativo.




Educação Ambiental: água e esgoto tratado, saúde para todos
Marisioney Nascimento de Paula
Escola Professor Solerno Moreira

Dando continuidade ao tema Meio Ambiente do ano 2017 que foi reaproveitamento do lixo. Consideramos de grande relevância propiciar aos alunos o estudo da água e do esgoto fundamentado em uma abordagem inter e transdisciplinar.Por meio da análise cartográfica, da leitura, interpretação e produção de textos, da observação de vídeos e animações, da análise de gráficos e tabelas, da pesquisa orientada em sites, revistas, jornais e livros didáticos, construção de painéis e resolução de situações-problemas envolvendo as operações matemáticas, dentre outras atividades. No que se refere à abordagem transdisciplinar, destacamos que os alunos, ao investigarem a água e o esgoto em uma pequena perspectiva interdisciplinar, terão oportunidade de construir uma visão mais ampla e ecológica do meio em que vivem, observando relações e interdependências entre o meio ambiente e o ser humano.




Entre Saberes e Aprendizagens: conhecer alarga paisagens
Rita Melem
Escola Jose Alves Cunha

Proporcionar aos educandos a construção de conhecimento de forma crítica, significativa e autônoma, consiste num dos grandes desafios dos educadores frente ao cenário educacional de precarização do trabalho docente, das exigências cada vez maiores de resultados, balizados por avaliações de larga escala, movida pela égide da produtividade. Conceber a educação como processo de formação humana, de partilha de saberes e aprendizagens entre sujeitos e que alarguem seus horizontes e por conseguinte, sua percepção de mundo e de sociedade configura-se num ato revolucionário de resistência, partindo de um princípio dialógico e lúdico do ato de conhecer. Nesta perspectiva, socializo algumas vivências com uma turma de 4º ano (Ciclo II- 1º ano) da Escola José Alves Cunha, envolvendo metodologias lúdicas de abordagem nas diversas áreas do conhecimento, objetivando uma aprendizagem participativa e significativa que tem resultado numa melhoria de auto estima, auto percepção, aumento de interesse e organização para a aprendizagem por parte dos educandos, refletidos em suas atitudes, intervenções e produções.



Caixa de versículos na sistematização da escrita alfabética
Jalma Geise Maria Brabo do Prado
Inês de Mendonça Maroja

Expomos a sistematização do sistema de escrita alfabética – SEA por meio do registro escrito de versículos bíblicos e de vocábulos neles contidos, após leitura pelos alunos e reflexão acerca de cada versículo por eles tirados da caixa de versículos disponibilizada à turma do 2º ano do Ciclo II. Com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre as relações grafofônicas ainda não dominadas por todos os alunos, e, sobretudo, oportunizar a alfabetização de um grupo de sete educandos que ainda não dominam a leitura e a escrita, a caixa de versículos surgiu a partir da observação da inserção da maioria dos alunos em atividades religiosas nas igrejas do bairro, aliando, assim, um saber que é comum a eles a um conhecimento sistematizado que ainda precisa de acabamento, com orientações específicas para tal. Desse modo, duas vezes por semanas, a partir de uma dinâmica bem conhecida de professores e alunos (leitura e ditado), a turma é distribuída em cinco grupos (na formação desses, considera-se os agrupamentos produtivos) e, a cada rodada da dinâmica estabelecida entre professor e alunos, um discente de cada grupo tira da caixa um versículo que é lido pelo aluno; depois, a turma reflete sobre a mensagem transmitida pelo versículo que, em seguida, é ditado a um dos grupos ou a todos os grupos, menos ao que tirou o versículo. Também, palavras são ditadas pelo professor; essas são selecionadas, previamente, justamente para se trabalhar elementos específicos do SEA que ainda precisam ser dominados pelos alunos. Durante a dinâmica, o acompanhamento pelo professor de todo o processo até o resultado apresentado pelos alunos é essencial para a reflexão que se pretende despertar nas crianças e adolescentes, pois a partir das perguntas feitas e da confirmação ou negação das hipóteses discentes é que eles avançam no domínio do SEA. É importante mencionar que o que desperta o interesse dos educandos nessa atividade, que já está integrada à rotina da turma, além da possibilidade de se trabalhar em grupo e de que aquele que sabe um pouco mais ajudar o que sabe um pouco menos, é a diversidade de material utilizado para o registro escrito, que é o produto final apresentado por eles. Percebemos com a proposta implementada que muitos alunos já verbalizam a sua reflexão acerca do SEA e que conseguem apontar, seguramente, as possibilidades de escrita que o sistema oferece, passo primordial para domínio da escrita ortográfica.




Poéticas da Infância: práticas criativas de leituras, narrativas e escrituras
Rita Melem
Escola Ruy da Silveira Britto

As ações a serem desenvolvidas neste Projeto Pedagógico de Leitura - PPL têm como princípio norteador o prazer de ler e o gosto pela leitura, a partir da compreensão da leitura como prática social que se dá dentro e fora da escola; Tem como principal objetivo a promoção da leitura, envolvendo um conjunto de ações voltadas para a disseminação de uma cultura leitora na escola, a partir da mobilização e da articulação de ações entre o Projeto Pedagógico de Leitura, com os demais educadores, coordenadores, funcionários, familiares dos alunos e comunidade em geral, visando a promoção da leitura junto às crianças e suas famílias, contribuindo para a sua formação enquanto leitores e por conseguinte, a ampliação de suas possibilidades de aprendizagens, como leitores do mundo. O presente Projeto Pedagógico de Leitura objetiva acolher as crianças num ambiente leitor que promova a leitura em seus múltiplos aspectos, desenvolvendo ações de incentivo, promoção e mediação desta, despertando nos alunos e alunas o prazer de ler, de ouvir e de produzir variados tipos de textos apresentados em diferentes gêneros textuais contextualizados com temáticas diversas desenvolvidas pela escola, configurando-se numa prática sociocultural, na perspectiva de letramento, interdisciplinaridade e múltiplas aprendizagens. Consiste no desenvolvimento de práticas de leitura de textos orais e escritos em seus múltiplos aspectos e linguagens, suportes e formatos, de modo a estimular o gosto pela leitura através principalmente do estreitamento com a literatura, e a valorização do livro como elemento de materialização da cultura, aproximando os pequenos leitores dos escritores de obras literárias no âmbito local, nacional e universal, alargando os horizontes de seus sentidos e significados construídos na percepção e (re)leitura de mundo e sua possível intervenção no mesmo. Os descritores curriculares voltados para o processo de aquisição da escrita e formação de leitor para cada um dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, estão inseridos nas diversas vivências propostas, visando o pleno desenvolvimento da capacidade leitora e escritora da criança, de acordo com a sua faixa etária. Como educadora/leitora/escritora, minhas possibilidades de contribuição na formação do aluno-leitor/escritor se dá em diversos aspectos, no que tange à potencialização da sua capacidade criativa/interpretativa próprias do ser criança, concebida como sujeito social e considerando sua subjetividade, ou seja, as suas vozes, percepções e histórias, abordando assim a poética da infância em suas diversas formas de apreensão e expressão do mundo. Este relato, consiste num recorte de algumas práticas criativas envolvendo narrativas, leituras e escrituras com as turmas de Ciclo I e Ciclo II da Escola Ruy da Silveira Britto, durante as aulas do Projeto Pedagógico de Leitura que tem resultado numa aprendizagem mais lúdica, significativa e participativa das crianças, bem como um melhor desenvolvimento de sua capacidade leitora e escritora.



Banzeiro: Uma onda de conhecimento
Janices Souza da Silva
Escola Ida Oliveira

Ao ser indicada como seqüência didática, a música Banzeiro de autoria da cantora paraense Dona Onete, para algumas professoras não foi vista como uma boa sugestão e não queriam desenvolver atividades a partir dela. Mas ao contrário do que elas pensavam, ao dar início ao trabalho com os alunos do Ciclo 1-3º ano vislumbrei muitas possibilidades para realizar ações que ajudassem na aprendizagem das crianças por ser uma música bem animada e daquelas que são chamadas “chicletes”, ficando grudada na boca deles. O objetivo desta seqüência didática foi promover a partir da música Banzeiro o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, oralidade, interpretação e produção de textos, contemplando os descritores de língua portuguesa exigidos para o Ciclo 1 (D1, D4, D5, D6, D7, D8, D9, D10,D13, D20) Esse trabalho foi desenvolvido na SIE com 6 turmas de Ciclo1-3º ano, aproximadamente 180 alunos, na faixa etária de 8 a 10 anos, matriculados nos turnos da manhã e tarde. Várias atividades foram realizadas como: leitura e interpretação oral da música Banzeiro; escrita de acrósticos; produção de textos; desenhos; escrita de rimas com algumas das palavras destacadas na música; construção de nuvens de palavras com as rimas anteriormente elaboradas; oficina de barquinhos de papel; estudo e ilustração de algumas expressões do vocabulário paraense; oficina de pinturas de camisas com expressões paraenses, pesquisa online sobre algumas plantas medicinais; preenchimento de ficha técnica sobre as plantas pesquisadas. Os resultados apresentados até agora tem sido bastante satisfatórios visto que os alunos têm lido os textos apresentados com mais autonomia e escrito suas produções textuais de maneira bem mais espontânea, relacionando alguns fatos com vivências de seu cotidiano. E quando encontram dificuldades em responder aos desafios propostos não demonstram vergonha e buscam soluções para tal, inclusive utilizando outras mídias impressas para realizar pesquisas.



Foto Poema: A Arte de unir as palavras com imagens em forma de poesias
Arlis Sodré Coimbra
Maria Helena Viana
Lilian Lopes
E.M.E.F. Avertano Rocha

Através de suas produções textuais realizadas nas oficinas de poesias na biblioteca da escola sob orientações das docentes deste espaço educacional, o(a)s aluno(a)s dos Ciclos III / IV 1º e 2º (1/2 ano - 1/2 turno), na Sala de Informática Educativa SIE, irão realizar atividades de artes gráficas produzindo cartazes (Flyer), Álbum Seriado, Paleta de Cores e finalizando com a criação de um e-book intitulado " Um poema puxa outro", resultante de seu aprendizado sobre gênero textual em prosa e verso, como também os elementos estéticos visuais: Linhas, Cores e Formas, ministrados nas disciplinas Artes e Língua Portuguesa.




Um olhar crítico, poético, narrativo e sustentável à cidade de Belém: Icoaraci em Contos Pai D'égua III
Asarias Favacho de Freitas
Wilma Rosário de Oliveira
Escola Alfredo Chaves

O projeto está em desenvolvimento, realizado em quatro fases de maneira interdisciplinar e integrada com os professores regentes, salas ambientes e com os protagonistas da educação, os educandos do CII primeiro e segundo anos e EJA. Cada turma nos seus dias específicos de atendimentos. Na primeira fase será realizada a apresentação do projeto na Jornada pedagógica para avaliação dos profissionais da escola por meio de uma palestra sobre a temática abordada, em seguida os profissionais contribuirão com questionamentos e adendos ao projeto, acerca da importância da proposta para a escola. Ainda nesta fase será desenvolvida a sensibilização e a apresentação do projeto aos alunos. Nesta etapa será apresentado à comunidade alfredense um curta metragem sobre a temática central do projeto: a lenda do Açaí - 2013, Filme encenado pelos alunos da EJA e algumas narrativas autorais do Livro e produzido em 2017 (Belém em Contos Pai D'égua II: Icoaraci faz parte dessa história). Na segunda fase os professores parceiros (regentes e salas ambientes) irão orientar aos alunos as técnicas em língua portuguesa de como produzir poesias e narrativas (gênero: fábulas, contos, poesias...), utilizando os respectivos descritores da língua portuguesa, dos conteúdos de História e de Geografia trabalhados no CII e na EJA. Nesta etapa, os alunos serão preparados para utilizarem, na sala de informática educativa, alguns programas e/ou softwares, (BrOffice Writer, KolourPaint, TuxPaint e BrOffice Impress), assim como a pesquisa na internet, para então, de posse das informações teóricas, partirem às produções escritas. Essas produções, serão salvas pelos próprios alunos no computador e em Pendrives, a partir das orientações dos professores da SIE, as quais serão organizadas em pastas pessoais dos alunos, com seus respectivos professores, para as devidas sistematizações. Na terceira fase, será efetivado o 3º concurso de poesias e narrativas literárias, no qual é condição sine qua non a participação dos alunos do CII e da EJA, em seguida será organizada uma equipe de professores para seleção, correção e sistematização das mesmas, para a composição do Belém em Contos Pai D'égua III: Icoaraci faz parte dessa história. A partir deste momento, serão selecionados vinte alunos para narrarem e gravarem suas respectivas produções em CD, por meio do Software de Edição de Áudio Aldacity. É importante salientar que as narrativas que farão parte do livro serão as que alcançarem um conceito (Bom) (7,5) de acordo com os critérios avaliativos estipulados pela comissão de avaliação. A partir dos resultados das avaliações, as poesias e narrativas serão sistematizadas e organizadas pelos professores da SIE e encaminhadas para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC/NIED) para a possível confecção e publicação do livro. A quarta fase, será a da culminância acompanhada de um coquetel, sarau literário e noite de autógrafos, socialização das produções do CD em áudio das vinte narrativas.




Audiovisual na sala de aula
Célia da conceição de Assis França
Renan Leal Matos
renanleal.matos@gmail.com
Escola Olga Benário

Na perspectiva de trabalhar a produção de vídeo em sala de aula e perceber como esse processo de construção audiovisual afeta nossos alunos, a professora da Sala de informática, Célia França e o professor de Língua Portuguesa, Renan Matos, desenvolveram um trabalho de produção de vídeo a partir do cotidiano dos alunos da 4ª totalidade da Escola Municipal Olga Benário. O objetivo é trabalhar a linguagem audiovisual a partir do gênero reportagem, assunto da disciplina de língua portuguesa. Levamos em consideração a alta produção de vídeos por youtubers e as facilidades com que nossos alunos têm acesso a equipamentos que permitem criar seus próprios vídeos. Então propusemos uma atividade de produção e vídeo reportagem, instigando os alunos a exercitarem a criatividade e a imaginação. Que organizados em equipes, os alunos escolhessem um tema que afeta a comunidade em que vivem. Indicamos alguns softwares gratuitos para edição e gravação de vídeos e apresentamos algumas etapas para a criação. Primeiro foi trabalhado o gênero reportagem, apresentando os tipos de vídeos e a variedades de produção que encontramos na internet. Depois discutimos a variedade de temas e chegamos à conclusão que iríamos trabalhar com os problemas que afetam a comunidade dos próprios educandos. Após pesquisar o tema a ser trabalhado, cada equipe fez a sua escolha. O passo seguinte foi a elaboração do roteiro. É interessante ressaltar como a construção de cada cena deve envolver os alunos. Foi isso que permitiu que eles compreendessem que o roteiro é o guia que orienta a produção do vídeo. Depois eles partiram para a gravação, edição e divulgação dos vídeos produzidos no Circuito Cultural da Escola Olga Benário.



Educação Financeira para EJA
Elienae da Costa Nascimento
E M Walter Leite Caminha

Este projeto visou orientar de forma coletiva os alunos da Educação de Jovens e Adultos das I e II totalidades, esclarecendo o uso consciente do dinheiro familiar, no sentido de promover a reflexão sobre o consumo consciente e consumismo desnecessário, compreender a lógica de utilização um caixa eletrônico, refletir sobre o destino dos impostos que pagamos e outros temas relacionados a questões financeiras destes adultos. Os conteúdos explorados foram: em matemática: números e numerais, números decimais, operações; Sociologia: sociedade de consumo; Língua Portuguesa: escrita dos valores e interpretação de texto; Conhecimentos gerais: direitos do consumidor e Informática: atividades no Jclic, ThuxMat, atividades no Programa de apresentação. A avaliação dos alunos ocorreu por meio da observação da melhoria da escrita e reconhecimento dos números e valores, bem como da compreensão e valorização do consumo consciente, além da utilização dos recursos tecnológicos da Sala de Informática simulando caixa eletrônico. O projeto está em andamento e constantemente necessita de alteração para o melhor desempenho e desenvolvimento dos alunos.



Dramatização a partir da história o caso do bolinho
Miria Jardim Magalhães
Ediane de Jesus Peralta
Escola Municipal Prof Angelus Nascimento 

Considerando a importância da escola direcionar seu olhar para além do aluno ideal, desenvolvemos este projeto com as turmas dos Ciclos: I, II e III ( CFI 3º ano, CFII 1º ano, CF III 1º e 2º anos), objetivando proporcionar maiores avanços nas aprendizagens de alunos(as) que, por motivos diversos, apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente em decorrência da aquisição tardia da leitura ou até mesmo de não estar ainda com esse processo consolidado. Para tanto, utilizamos o estudo dos gêneros textuais, diversificando a metodologia com textos de vários gêneros, interpretação oral e escrita, produção textual (tríade: escrita, avaliação e reescrita), bem como a leitura em voz alta, buscando dar sentido a essa construção de saberes. Quanto aos resultados, ainda que de forma parcial, pudemos observar uma melhora na autoestima dos alunos; maior preocupação, antes não observada, com o ritmo e fluência da leitura; aumento na rotina de Interpretação diversificada e ainda o confronto com a necessidade de criação autônoma – produção de textos, dentre outros.


Bullying sai pra lá
Maricilda da Silva
Escola Angelus Nascimentos

O tema bullying faz parte do projeto, vivenciando valores na Escola Angelus Nascimento, em parceria da SIE com os professores regentes do CII. Surgiu com a necessidade de se trabalhar o respeito às diferenças e ao outro. Tem como objetivo desenvolver atitudes de interação, colaboração, valorização e respeito às diferenças individuais.
O tema foi desenvolvido a partir das observações dos próprios alunos em situações e ações caracterizadas como bullying.
Assim deu-se sequência nas atividades através de vídeos, textos, produção de textos e de cartazes e músicas que tratam da temática em questão, sempre levando o aluno a refletir sobre suas ações.
Como resultado das atividades desenvolvidas, observamos mudanças significativas no comportamento dos alunos, principalmente em relação ao respeito ao outro e a prática de bullying na sala de aula e na escola.
Vale ressaltar que os alunos identificam as ações e os diferentes tipos de bullying praticados.


Identidade e valores na vida em sociedade
Rita de Cássia da Costa Cardoso
Escola de Campo Maria Clemildes

Apresentamos os vídeos Turma da Mônica: Boas maneiras e o Anjinho travesso: Amizades em seguida conversamos com os alunos sobre boas maneiras e o valor de uma amizade, pois os mesmos não tinham uma boa convivência com o outro e viviam em conflitos na escola (sala de aula). Com a professora de sala de leitura, participaram de leituras de texto com o tema amigo. Montaram o alfabeto dos valores (Glossário), pesquisaram sobre o significado de algumas palavras do glossário, montaram uma lista de regras básicas para posteriormente pregar na parede e seguir no dia a dia da escola, em seguida escolheram duas imagem e duas palavras e produziram frases.
Fizeram a leitura de uma receita diferente: Como conquista um amigo? Em seguida fizeram o Estudo do texto, respondendo algumas perguntas. Depois foi proposto para que criassem uma receita de amigo: com palavras de valores.
Como resultado observou se uma mudança no comportamento de alguns alunos as atividades realizadas durante o projeto contribuiu com 70% na convivência com o outro.




Mosqueiro: Identidade e valores
Laodiceia Varela Soares
Escola Maroja Neto

Considerando nossa cultura rica e diversificada, na Escola Maroja Neto surgiu a ideia de um Sarau Literário em que demos ênfase a fatos históricos e culturais da ilha de Mosqueiro. Assim com o objetivo de compreender a história e a importância da preservação ambiental de nossa ilha, na sala de informática foram desenvolvidas atividades no computador através de pesquisas, leituras variadas, músicas e produções textuais como HQ, poesias e memes, ressaltando que os trabalhos foram realizados em parceria com os professores regentes, projeto de leitura, biblioteca e coordenação pedagógica.
A culminância das atividades realizadas aconteceu no Sarau Literário no final do mês de maio.



Resgatando os valores na família e na escola: Fraternidade, respeito e ética
Ivaneth Maria Almeida e Silva
Esc. Mun. Prof. Remigio Fernandez

Este trabalho tem como foco principal trabalhar os valores que ao longo dos tempos foram se perdendo na família e na escola, tais como: fraternidade, respeito e a ética.
Objetivos:
verbalizar sobre as principais causas de agressões ocorridas na família e na escola. Compreender e praticar atitudes de respeito, fraternidade e ética no seu cotidiano. Identificar atitudes que se configuram como bullying e pedofilia. Construir uma proposta para boa convivência no ambiente escolar.
Metodologia:
os trabalho foi desenvolvido por meio de diálogos, roda de conversas, debates,seminários,sessão de vídeos,paródias, produção textual, elaboração de cartazes e slides, dramatização sobre os temas abordados.
Resultados:
Observamos que houve um grande avanço no comportamento dos alunos no que se trata do respeito, fraternidade e ética com os colegas e professores, assim como desenvolveram a oralidade, produção textual e expressão corporal.


Uma grande ideia: vamos cuidar do nosso planeta!
Elaine do Socorro Souza Melo
Escola Anna Barreau Meninéia

O projeto "Uma grande ideia: vamos cuidar do nosso planeta!" abordou conhecimentos conceituais básicos sobre meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem e reutilização; objetivando sensibilizar discentes sobre a importância do adequado descarte do lixo e evitando comportamentos sociais inadequados no manuseio desse lixo produzido por cada indivíduo e por seus familiares.
Foram envolvidas turmas do ciclo II, que conheceram e/ou aprofundaram seus conhecimentos acerca da temática. Partindo desse pressuposto, puderam por meio do gênero textual histórias em quadrinhos, criar fanzines manuais. Onde foi possível exercitar a produção textual, criatividade e sensibilidade em suas produções.


Felpo Filva e nossas diferenças
João Cruz Rosa
Escola Abel Martins e Silva

A proposta foi trabalhar com as turmas do CIII 1ºano, as diferenças e a inclusão em nossa escola, utilizando o livro Felpo Filva e os diversos gêneros textuais, utilizando a "Carta" como referência, em um linguagem que os alunos usariam em uma mensagem de WatsApp. Os alunos estão aproveitando a mensagem da Globo que diz "o que eu quero para meu futuro" e mudamos para "O que eu e meus amigos especiais queremos para futuro" Houve a sensibilização pelo prof. do AEE, bem como nas atividades desenvolvidas na biblioteca. Passamos um vídeo da turma da Mônica sobre as diferenças e depois os alunos recontaram a história no papel e depois no computador, no editor de texto writer, ao finalizarmos as atividades faremos a socialização com as demais turmas da escola.


Mosqueiro: meu lugar, minha identidade, meus valores
Márcia do Socorro Mescouto Cardoso
Escola Municipal Profª Donatila Santana Lopes

Descrição do trabalho:
O projeto constitui-se em um recorte do tema que a escola adotou para o ano letivo de 2018: “Mosqueiro, identidade e valores na vida em sociedade” e foi desenvolvido com 4 turmas do Ciclo II, no turno da tarde.
Objetivo Geral:
Desenvolver com os alunos atividades de pesquisa de campo e produzir subsídios (dados) para compreensão da realidade no qual está inserido e a construção da identidade, considerando o local onde vive, seus valores e os aspectos sócio-econômicos.
Específicos:
- Localizar a Ilha de Mosqueiro no mapa do Brasil e do mundo;
- Identificar o formato do mapa de Mosqueiro;
- Identificar por nome os bairros da ilha a partir do mapa;
- Pesquisar os aspectos socioeconômicos dos bairros estudados.
- Refletir sobre as realidade na qual está inserido;
- Produzir textos de diversos gêneros;
Metodologia:
- Apresentação de mapas e visualizações de satélite apresentando as diversas regionalizações do espaço geográfico e neles destacando-se a Ilha de Mosqueiro, através do Google Earth e Mapas IBGE;
- Atividades no software Jclic de exploração do mapa do distrito de Mosqueiro;
- Construção de registro da localização geográfica dos estudantes – casa e escola. (tipo flipbook: Eu no mapa) e no editor de apresentação (IMPRESS).
- Pesquisa nas turmas do CII para identificar os bairros onde os estudantes residem e já residiram. 
Resultados:
- Os alunos conseguiram localizar no mapa onde moram, identificando as diversas divisões do espaço geográfico, porém é necessário que estejam em constante contato com esse conteúdo em atividades ao longo do ano letivo;
- Realização(experimentação) das etapas da pesquisa: coleta de dados, tabulação e análise dos resultados. 
- As produções textuais para o Jornal da Escola, serão realizadas no 2º semestre com os resultados da pesquisa socioeconômica nos bairros próximos à escola 

Mosqueiro: Identidade Valores na Vida em Sociedade
Patrícia Costa
Escola Donatila Santana Lopes 

Descrição do trabalho:
Este trabalho teve como norte o tema abordado pela Escola "Mosqueiro: Identidade Valores na Vida em Sociedade" onde foi desenvolvido na sala de Informática o projeto "Meu lugar, Minha identidade, Meus Valores" combinando produções dos alunos para o jornal Donatila no final do ano de 2018. Participaram do projeto 3 turmas do ciclo 2 no segundo turno. As ações do projeto além de proporem aos alunos noções de orientação e localização da Ilha de Mosqueiro no mapa do Brasil e no mundo, objetivou pesquisar e analisar os aspectos socioeconômicos dos bairros do entorno da escola por turma, considerando os descritores de Português e Matemática explorados na sala de informática. Os alunos produziram atividades de diversos gêneros como tirinhas, mapas (localização da escola) e gráficos que irão para o jornal da Escola Donatila.
Objetivo:
》localizar a Ilha de Mosqueiro no mapa do Brasil e do mundo;
》identificar o formato do mapa do Mosqueiro;
》identificar por nome os bairros da Ilha de Mosqueiro; 
》compreender os descritores explorados na SIE;
》pesquisar os aspectos socioeconômicos dos bairros estudados;
Metodologia:
》Apresentação do Google (localização da Escola, da Ilha de Mosqueiro, na cidade de Belém , no Estado do Pará, no Brasil e no mundo;
》atividades no Jclic com o objetivo de localizar o distrito de Mosqueiro e conhecer os bairros da Ilha;
》desenhar o mapa da Ilha de Mosqueiro no papel A4 e no Paint para memorizar a forma do mapa da Ilha e destacar o bairro pesquisado pela turma;
》pesquisa direcionada na internet sobre os bairros do farol, Porto Arthur e Aeroporto com edição do mapa no kolour Paint;
》 construção de um folioscópio de mapas para localização geográfica da escola bairro, Ilha, cidade, estado, região, país, continente e mapa múndi e atividades Flash mapas;
》 vídeo Ora Bolas Palavra Cantada;
》 pesquisa na internet sobre a população atual de Mosqueiro;
》 representação dos números do texto pesquisado no material dourado e ábaco;
》pesquisa de número de alunos por bairro e sistematização dos dados e informações da pesquisa, montagem de tabela;
》 produção de gráficos editor de texto e produção de diversos gêneros tirinha (mapa localização da Escola) gráficos, anúncios etc, para o jornal donatila.
Resultados:
》Os alunos conseguiram localizar a Ilha de Mosqueiro no mapa do Brasil e do mundo;
》identificaram com facilidade o mapa de Mosqueiro e os bairros da Ilha nas atividades; pesquisaram nas turmas o número de alunos por bairro e sistematizaram o resultado da pesquisa em gráficos; 
》Bom nível de envolvimento dois alunos na utilização dos recursos tecnológicos na tabulação dos dados e na conclusão das produções.

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